(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 04 de Julho de 2017 às 10h43

Segurança e proteção de dados: palestra no Simec alerta sobre riscos

A segurança da informação cuida de um ativo, é preciso manter os sistemas atualizados e há riscos para grandes, médias e pequenas empresas. Essa indicação foi feita nesta quinta-feira, 29 de junho, na palestra com o tema “Papel da Segurança da Informação: Como proteger os dados da empresa?”, promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

O palestrante Velcir Barcarolli lembrou que os pilares de segurança da informação envol-vem a integridade dos dados, a confidencialidade e a disponibilidade, tudo feito de forma segura. Professor e coordenador do curso de Redes de Computadores da Uceff Faculdades e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da mesma instituição, ele enfatizou que a política de segurança da informação precisa envolver, nas empresas, a análise de riscos, para se ter claramente o conhecimento das probabilidades de ocorrência. Também citou a necessidade das empresas e instituições adotarem uma estratégia de segurança e alternati-vas para a recuperação de desastres em caso de ocorrência que afete a segurança de da-dos.

Para o especialista, fazer cópias de segurança, de preferência com backups automatiza-dos, é uma medida fundamental que pode ser tomada. Citou riscos que envolvem o lança-mento de produtos, projetos e sistemas como de contas a pagar e a receber. Fez referência, ainda, à grande incidência que se registra, inclusive na região, do “ransomware”, ou seja, dos furtos realizados por sequestradores de dados mediante o uso de vírus e sob a exigência de pagamentos.

Necessidade de proteção
Na abertura da palestra, o presidente do Simec, Mário Nóri de Oliveira, salientou a neces-sidade que as empresas, de qualquer porte, têm no sentido de proteger os seus dados, se-jam eles digitais ou não. Acrescentou que a preservação dos dados e informações é uma dificuldade bastante presente nas empresas, por isso a necessidade de se discutir o assunto e adotar as medidas preventivas.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 30/06/17

Veja também

Palestra orientará associados do Simec sobre o eSocial23/06/15      O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará uma nova palestra dentro do cronograma mensal de ações direciona-das a empresários associados e outros interessados. A iniciativa está agendada para o dia 7 de julho, às 18h45. Tratará sobre o Sistema de......
Inspeção veicular orienta sobre riscos em automóveis22/09/16Iniciativa, que tem a participação do Simec, mostra importância da revisão preventiva      Neste sábado, 24 de setembro, será possível fazer inspeção veicular gratuita no centro de Chapecó para checar itens de segurança que são importantes para a prevenção de......

Voltar para (Notícias)