(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 19 de Março de 2019 às 10h05

Levantamento mostra grande índice de atividades normais na indústria durante o carnaval

O período de carnaval, normalmente, é de festas e descanso para uns, enquanto para outros é de atividade normal no trabalho. Isso ocorre porque o carnaval não representa um feriado, seja do ponto de vista legal ou do sentido religioso. Em Chapecó e região, diversos setores mantiveram as atividades produtivas, como é o caso de empresas do setor eletrometalmecânico, conforme levantamento organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico (Simec).

Enquete feita pelo sindicato perante um grupo de empresas do segmento mostra que 89,5% delas mantiveram as atividades normalmente na terça-feira de carnaval, enquanto no dia anterior foi a totalidade que trabalhou. Para esse levantamento, também foram consideradas outras regiões, comparativamente, como é o caso da região industrial de Jaraguá do Sul, onde praticamente a totalidade manteve o trabalho normal, índice que caiu para 70% na região da Grande Florianópolis.

Para o vice-presidente do Simec, empresário Mário Nóri de Oliveira, o grande volume de atividades normais mantidas se deve às exigências do volume de produção e ao processo de compensação, já que o período não compreende feriado oficial. Acrescenta que muitas empresas industriais do setor, além das agroindústrias, trabalharam, enquanto outras não o fizeram mas compensaram em outras datas, especialmente em sábados. Nóri explica que "a produção seriada facilita compensar, enquanto quem produz sob encomenda precisa se adequar diante dos prazos de entrega dos pedidos".

Já o presidente do Simec, Adilson Campos, argumenta que o carnaval é uma data festiva importante na cultura nacional, mas, por não representar oficialmente um feriado, "são muitas as empresas que trabalham em caráter normal, inclusive, no atual momento, como forma de uma injeção de ânimo demonstrada pelo setor produtivo".

Os feriados
Os feriados são, historicamente, dedicados a comemorações em datas de importân-cia história, de cunho religioso ou de tradição. Quanto à terça-feira de carnaval, se trata de uma tradição e assim fica a critério de cada empresa manter ou não suas atividades. Como a data não é, legalmente, considerada feriado, também e não ocasiona efeitos trabalhistas, o que permite, mediante ajuste prévio com os empregados, estabelecer compensação de horas, observados os dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 19/03/19

Veja também

Taxa assistencial das empresas eletrometalmecânicas deve ser recolhida até domingo 12/09/19 As empresas do setor eletrometalmecânico, conforme estabelecido em aditivo à convenção coletiva, preceito Constitucional e deliberação de assembleia geral, devem recolher a segunda parcela da taxa assistencial até este domingo, 15 de setembro. Essa medida......

Voltar para (Notícias)