(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 17 de Setembro de 2015 às 09h24

Presidente do Simec avalia evolução do emprego em 2015

Setor eletrometalmecânico mostra adequação à demanda

    “Ações de redução dos investimentos públicos, contenção de despesas, encarecimento do crédito e novos requisitos para a liberação de financiamentos, entre outros, têm afetado diretamente a indústria de transformação do país como um todo.” Essa é a avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Carlos José Martinelli, sobre o período de severos ajustes que o Brasil passa, tanto no âmbito fiscal quanto monetário. Para o empresário, que também é economista, os números relativos à variação do emprego vêm assustando o mercado, mas algumas regiões têm conseguido, até agora, suportar a crise e até ampliar o número de trabalhadores.
     Diante do quadro, o Simec fez uma análise dos dados relativos à variação dos empre-gos fornecidos pelo sistema Caged, do Ministério do Trabalho, referentes ao período de janeiro a julho deste ano, nas atividades do segmento eletrometalmecânico. Um dos re-sultados é de que em sua base de atuação regional, de 33 municípios, existe o saldo po-sitivo de 2,97% na geração de novas oportunidades de emprego. Nesse aspecto, o presidente do Simec indica que na microrregião de Chapecó o emprego permanece quase estável, no setor, enquanto Santa Catarina e o Brasil tiveram retração de 3,92% e 5,46% respectivamente. Martinelli acrescenta que em nível nacional “um fator que pode explicar tal comportamento está na situação das montadoras de veículos, que, associadas à ca-deia de produção, vem demitindo continuamente”.
     Capacidade x oportunidades
    Quanto à estabilidade na região, o empresário e economista destaca que tais resultados na base de atuação do Simec podem ser justificados pela capacidade dos empreendedores locais de encontrar oportunidades em meio a crises e à antecipação deste período de dificuldades, que vem sendo discutido entre os associados da entidade há mais de um ano. “Desde o ano passado o sindicato tem realizado discussões acerca do futuro da economia, em decorrência das falhas no planejamento micro e macroeconômico, como são exemplos o aumento no custo da energia elétrica e o escasseamento do credito para a comercialização da produção, ou seja, para quem estava atento não foi uma novidade o atual cenário brasileiro.”
     A tendência é de retração nos índices de emprego para os próximos períodos, o que certamente em determinado momento exigirá cortes mais profundos nas estruturas de produção, prevê Carlos Martinelli. “Mais uma vez, o empresário do setor eletrometalmecânico do Oeste Catarinense está sendo colocado à prova, mas demonstrará toda a sua capacidade de se reinventar e aproveitar as oportunidades”, enfatiza o presidente do Simec.


EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 17/09/15

Veja também

GESTÃO CONTÁBIL SERÁ TEMA DE PALESTRA ON-LINE27/10/20 Orientar empresários e contadores sobre suas responsabilidades quanto à gestão contábil. Esse é o objetivo pelo qual o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) realizará no próximo mês palestra on-line. O tema definido é "Gestão......

Voltar para (Notícias)