(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 16 de Junho de 2015 às 14h44

Simec inscreve empresas interessadas em realizar inventário sobre NR-12

     O Simec, como entidade representativa do setor eletrometalmecânico e diante da fiscalização efetiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza nova ação junto aos empresários associados quanto à Norma Regulamentadora 12 (NR-12). Essa norma trata sobre a segurança na operação de máquinas e equipamentos instalados nas indústrias e apresenta uma série de exigências, como a realização obrigatória de inventário e diagnóstico. Diante disso, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó organiza, em conjunto com o Sebrae, um levantamento para a realização do inventário pelas empresas que desejarem se adequar às determinações.
     Para o desenvolvimento do inventário, é necessário que os empresários indiquem o interesse até esta quarta-feira, 17 de junho. Posteriormente será agendada reunião com todos os interessados, para explanar como serão os trabalhos e quem considerar oportuno poderá, então, contratar o inventário, que será elaborado por profissional especializado.
     A realização do inventário é o primeiro passo para adequação à NR-12, mediante a identificação das máquinas e equipamentos, capacidades, sistemas de segurança existentes e localização na fábrica. Já a segunda etapa é o diagnóstico, com a análise de riscos, a avaliação das proteções existentes e a especificação do que tem que ser adequado, enquanto o terceiro passo consta da execução do que for estabelecido no diagnóstico.
     Seguir os procedimentos legais
     Conforme o presidente do Simec, Carlos José Martinelli, a entidade disponibiliza a parceria com o Sebrae, e também atua conjuntamente com o Senai, para que as empresas associadas sigam os procedimentos legais de segurança e não fiquem sujeitas à rigorosa fiscalização e aplicação de multas. Nesse sentido, o dirigente alerta que a NR-12 é a terceira norma mais fiscalizada, depois da Norma Regulamentadora 18 (NR-18), sobre condições e meio ambiente de trabalho na construção, e da NR-7, sobre controle da saúde ocupacional.
     Entre os documentos iniciais para a implantação da NR-12, estão os programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). Para esses programas, o Simec também dispõe de convênios, firmados com o Sesi e a Unimed Chapecó. Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.

EXTRACOMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 15/06/15

Veja também

Simec e Sesi promovem Semana de Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria Eletrometalmecânica17/11/16 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizarão, nos dias 21, 23, 25 e 26 de novembro, um evento voltado para os trabalhadores da indústria eletrometalmecânica. Será a II Semana de Qualidade de Vida do Trabalhador. Com o apoio da......
NOVA NORMA REGULAMENTADORA 1 SERÁ ABORDADA EM PALESTRA ON-LINE 06/07/21 ?Norma Regulamentadora 1 e as mudanças na gestão de Saúde e Segurança do Traba-lho (SST).? Esse é o tema de palestra on-line que o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) em parceria com......
Empresários conhecerão potencialidades de empresa pinhalense11/09/18 Empresários conhecerão neste mês as potencialidades de empresa pinhalense, através de iniciativa organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). A comitiva......

Voltar para (Notícias)