(49) 9 84158847
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 08 de Agosto de 2018 às 10h32

Todos são a favor da inovação, mas há empresas que não prezam por isso, destaca especialista

Diálogo para inovação foi tema de workshop realizado nesta terça-feira, 7 de agosto, em Chapecó. Numa iniciativa conjunta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), o especialista em gestão empresarial e superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, dialogou sobre o assunto com empresários e outros profissionais.

Uggioni começou detalhando que no aspecto causa x efeito a inovação é o efeito da evolução das empresas e nada mais é do que um auxílio para organização. Ele citou que há dois tipos de inovação mais usados nas empresas: a inovação incremental e radical. Quanto a isso, destacou que a tecnologia incremental inclui algo novo aos poucos e não deixa espaço para a inovação de ruptura, enquanto a inovação radical é totalmente nova. Assim, classificou que as duas formas são certas, mas cada empresa tem que ver onde se encaixa.

O palestrante também enfatizou que atualmente todo mundo é a favor da inovação, mas muitas empresas prezam em destruí-la. O IEL faz o trabalho de desmistificar a inovação nas empresas, como forma de qualificar e fazer o enquadramento da inovação e discutir junto aos empresários se determinada empresa tem equipe e infraestrutura para desenvolver determinado projeto.

Complementou dizendo que a maioria das empresas pecam por não ter um diagnóstico, e que é fundamental ter ideias inovadoras e limite de crédito. Sobre a presença da inovação nas empresas, afirmou que sistemas corporativos de inovação podem ser tão eficientes e comuns quanto os sistemas da qualidade. Quanto à essa presença, Natalino Uggioni deu o recado aos empresários orientando que se a empresa não for inovadora o mercado vai dar o recado. 

Empresários preparados 
O presidente do Simec, Adilson Campos, destacou que a promoção do Diálogo da Inovação foi uma forma de auxiliar os empresários para estarem melhor preparados. Com isso, acrescentou o dirigente, será possível melhores oportunidades para as empresas inovarem, bem como terem melhor conhecimento dos recursos que são destinados ao fomento da inovação.


EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 8/08/18

Veja também

Segunda parcela da taxa assistencial das empresas eletrometalmecânicas vence dia 15 03/09/19 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) orienta os empresários do setor sobre o vencimento da segunda parcela da taxa assistencial patronal, que ocorrerá no próximo dia 15. Essa obrigação foi deliberada em assembleia geral, está de acordo com preceito Constitucional e consta de aditivo......
PALESTRA ORIENTARÁ SOBRE NOVA NORMA REGULAMENTADORA 129/06/21 Orientar empresários e outros profissionais quanto à nova Norma Regulamentadora 1, a NR1, que terá vigência a partir de 2 de agosto, e as mudanças na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Esse é o objetivo de palestra on-line organizada pelo......
Simec pede agilidade no licenciamento ambiental 11/09/19 A demora na emissão de licenças ambientais em Chapecó, pela agência regional do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), levou o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material......

Voltar para (Notícias)