(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 29 de Abril de 2015 às 15h14

Simec efetiva orientações sobre medicina e segurança no trabalho

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC      O Simec é uma entidade sindical implantada em dezembro de 1988 com ações direcionadas ao segmento das...

     O Simec é uma entidade sindical implantada em dezembro de 1988 com ações direcionadas ao segmento das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Chapecó e outros 32 municípios. Sua trajetória de 27 anos é norteada por iniciativas de representatividade, de atualização profissional e de orientação teórico-prática às empresas do setor eletro-metalmecânico, onde se incluem ações na área de saúde ocupacional.
     Conforme o presidente Carlos José Martinelli, a entidade disponibiliza amplo programa que consta de convênios de medicina e segurança do trabalho, com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Unimed Chapecó. Com isso, além de orientações por meio de cursos e palestras, as empresas associadas contam com a realização do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), do PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) e do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho). Para orientar e prevenir, entre as atividades realizadas pelo Simec estão eventos para tratar das normas regulamentadoras, juntamente com o Sesi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
     Martinelli ressalta que as empresas filiadas ao Simec têm sido orientadas de forma consistente quanto ao cumprimento de toda a legislação que preserva a saúde ocupacional. “Todas as empresas do quadro associativo recebem informações constantes para que se mantenham dentro das exigências legais para a segurança no trabalho.” Lembra que esse é o papel da entidade, de esclarecer e disponibilizar convênios, mas a decisão de seguir rigidamente as normas indicadas cabe a cada empresa. Da mesma forma, acrescenta o empresário, cabe a quem possui dados ou informações sobre o não cumprimento tomar as medidas cabíveis, “desde que efetivamente atendam aos interesses dos trabalhadores e não sejam momentâneas ou emocionais”. Acrescenta que não se pode ter a irresponsabilidade de generalizar todas as empresas como não preocupadas com a implantação dos programas de saúde ocupacional, até porque a legislação é bem rígida e há fiscalização oficial.


     Os temas e ações
  Entre os temas abordados nos eventos de atualização, estão as normas regulamentadoras NR 10 (instalações e serviços em eletricidade), 11 (transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), 12 (segurança em máquinas e equipamentos), 33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) e 35 (proteção para o trabalho em altura). Em especial, por sua complexidade, a NR-12 tem sido tema de uma série de iniciativas do Simec, já que sofreu alterações por parte do Ministério do Trabalho e exige adequações nas indústrias, além de abordagem em comunicados e informações no boletim online semanal e no jornal impresso da entidade.
   O Simec também apoiou e motivou empresários associados para eventos como palestras sobre a NR-12, realizada em 7 de outubro do ano passado, e sobre essa mesma norma e ação integrada em saúde e segurança do trabalho, ministradas pelo procurador jurídico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Carlos Kurtz. No Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico, realizado em 2013 e 2014, o Simec foi um dos promotores, em conjunto com o sindicato dos trabalhadores no setor.
Diante da proposta de abordagem integrada, o presidente do Simec lembra que o Sesi, o Senai e a Fiesc tem atuado intensamente na orientação e conscientização das empresas quanto à prioridade de proteção da vida do trabalhador, ou seja, existe uma estrutura qualificada para atender as demandas da indústria.


   Outras ações de segurança
   Outras ações articuladas pela entidade incluem reunião realizada em 16 de janeiro passado, em conjunto com o Senai. Nesse encontro, foi tratado especificamente do diagnóstico e das visitas nas empresas para a realização dos inventários, de acordo com o item 12.153 da NR-12, que corresponde ao primeiro passo para as adequações.
   O presidente Carlos Martinelli também lembra a organização, em 26 de abril de 2013 da realização de teatro de prevenção de acidentes de trabalho, e o constante apoio do Sesi “quanto a Saúde Ocupacional, onde são colhidos depoimentos do que está sendo feito nas indústrias”. Acrescenta que o Simec está organizando, para o próximo semestre, uma semana para promover a qualidade de vida no setor e que constará de atividades diferenciadas para os trabalhadores da indústria eletro-metalmecânica.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 29/04/15

Veja também

Palestra que tratará sobre questões ambientais acontece terça-feira no Simec12/05/16 A influência de determinações do Código Florestal na operação e localização de empresas levou o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) a realizar palestra para tratar desse documento legal que contém regras sobre utilização do espaço territorial.......
Assembleia acontecerá no fim do mês21/01/15      O Simec programou assembleia com seus associados para o dia 29 de janeiro, quinta-feira da próxima semana, no auditório do sindicato. Programada para as 7h45, a assembleia tem entre os assuntos a serem discutidos a......

Voltar para (Notícias)