Notícias

Postado em 29 de Abril de 2015 às 15h14

Simec efetiva orientações sobre medicina e segurança no trabalho

Simec - Chapecó/SC      O Simec é uma entidade sindical implantada em dezembro de 1988 com ações direcionadas ao segmento das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material...

     O Simec é uma entidade sindical implantada em dezembro de 1988 com ações direcionadas ao segmento das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Chapecó e outros 32 municípios. Sua trajetória de 27 anos é norteada por iniciativas de representatividade, de atualização profissional e de orientação teórico-prática às empresas do setor eletro-metalmecânico, onde se incluem ações na área de saúde ocupacional.
     Conforme o presidente Carlos José Martinelli, a entidade disponibiliza amplo programa que consta de convênios de medicina e segurança do trabalho, com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Unimed Chapecó. Com isso, além de orientações por meio de cursos e palestras, as empresas associadas contam com a realização do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), do PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) e do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho). Para orientar e prevenir, entre as atividades realizadas pelo Simec estão eventos para tratar das normas regulamentadoras, juntamente com o Sesi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
     Martinelli ressalta que as empresas filiadas ao Simec têm sido orientadas de forma consistente quanto ao cumprimento de toda a legislação que preserva a saúde ocupacional. “Todas as empresas do quadro associativo recebem informações constantes para que se mantenham dentro das exigências legais para a segurança no trabalho.” Lembra que esse é o papel da entidade, de esclarecer e disponibilizar convênios, mas a decisão de seguir rigidamente as normas indicadas cabe a cada empresa. Da mesma forma, acrescenta o empresário, cabe a quem possui dados ou informações sobre o não cumprimento tomar as medidas cabíveis, “desde que efetivamente atendam aos interesses dos trabalhadores e não sejam momentâneas ou emocionais”. Acrescenta que não se pode ter a irresponsabilidade de generalizar todas as empresas como não preocupadas com a implantação dos programas de saúde ocupacional, até porque a legislação é bem rígida e há fiscalização oficial.


     Os temas e ações
  Entre os temas abordados nos eventos de atualização, estão as normas regulamentadoras NR 10 (instalações e serviços em eletricidade), 11 (transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), 12 (segurança em máquinas e equipamentos), 33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) e 35 (proteção para o trabalho em altura). Em especial, por sua complexidade, a NR-12 tem sido tema de uma série de iniciativas do Simec, já que sofreu alterações por parte do Ministério do Trabalho e exige adequações nas indústrias, além de abordagem em comunicados e informações no boletim online semanal e no jornal impresso da entidade.
   O Simec também apoiou e motivou empresários associados para eventos como palestras sobre a NR-12, realizada em 7 de outubro do ano passado, e sobre essa mesma norma e ação integrada em saúde e segurança do trabalho, ministradas pelo procurador jurídico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Carlos Kurtz. No Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico, realizado em 2013 e 2014, o Simec foi um dos promotores, em conjunto com o sindicato dos trabalhadores no setor.
Diante da proposta de abordagem integrada, o presidente do Simec lembra que o Sesi, o Senai e a Fiesc tem atuado intensamente na orientação e conscientização das empresas quanto à prioridade de proteção da vida do trabalhador, ou seja, existe uma estrutura qualificada para atender as demandas da indústria.


   Outras ações de segurança
   Outras ações articuladas pela entidade incluem reunião realizada em 16 de janeiro passado, em conjunto com o Senai. Nesse encontro, foi tratado especificamente do diagnóstico e das visitas nas empresas para a realização dos inventários, de acordo com o item 12.153 da NR-12, que corresponde ao primeiro passo para as adequações.
   O presidente Carlos Martinelli também lembra a organização, em 26 de abril de 2013 da realização de teatro de prevenção de acidentes de trabalho, e o constante apoio do Sesi “quanto a Saúde Ocupacional, onde são colhidos depoimentos do que está sendo feito nas indústrias”. Acrescenta que o Simec está organizando, para o próximo semestre, uma semana para promover a qualidade de vida no setor e que constará de atividades diferenciadas para os trabalhadores da indústria eletro-metalmecânica.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 29/04/15

Veja também

Simec completa 29 anos de atuação nesta terça04/12/17 Fundado em 5 de dezembro de 1988, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) completa 29 anos nesta terça-feira. Ao longo desses anos, o sindicato tem representado e defendido os interesses do setor, mantendo serviços em favor da categoria representada e promovido o aperfeiçoamento e a discussão sobre as......
Taxa assistencial deve ser paga pelas empresas eletrometalmecânicas25/04 O prazo para o pagamento da primeira parcela da Taxa Assistencial Patronal de 2018, em favor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), vencerá em 15 de maio,......

Voltar para Notícias