(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 01 de Julho de 2021 às 14h51

SIMEC CONSTITUI COMITÊ PARA TRATAR DA RELAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

A necessidade de manter relacionamento mais estreito com as instituições de ensino, para que o preparo de recursos humanos seja feito de maneira mais coerente com as demandas que as indústrias eletrometalmecânicas apresentam. Dentro desse preceito, o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) constituiu o Comitê de Relações com Instituições de Ensino.
A iniciativa tem como finalidade discutir os cursos de formação e aperfeiçoamento de pessoal oferecidos pelas instituições de ensino que atuam em Chapecó, seja em nível técnico, como Senai e Instituto Federal de Santa Catarina, ou no âmbito superior, pelas universidades. Um dos argumentos é de que muitos profissionais formados ou aperfeiçoados não apresentam algumas competências necessárias às empresas, entre elas cooperação, iniciativa e vivência prática. Para o presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, a formação de pessoal precisa estar de acordo com as oportunidades que há nas empresas, sob pena de não gerar resultados inclusive para os estudantes em termos de ocupação no mercado.
O QUE PODERÁ SER FEITO
Entre as metas previstas para o comitê, que tem como coordenador o empresário Fábio Araldi Petik, está a realização de reuniões, a partir das quais serão transmitidos posicionamentos aos associados do Simec e às próprias instituições de ensino. Uma das avaliações prévias é de que os cursos são extensos em demasia, mesmo através de conteúdos importantes, mas poderiam ocorrer com menor carga horária e mais objetividade, mediante menos horas para teoria e mais tempo às práticas.
Outra situação levantada está no fato de que, atualmente, as empresas eletrometalmecânicas necessitam mais é de pessoal com formação técnica, enquanto instituições que atuam nessa área têm priorizado cursos de graduação. Uma das possibilidades levantadas, nesse sentido, é de que os cursos técnicos poderão ter imersão nas empresas, como forma de despertar maior interesse e visão da realidade por parte dos alunos, especifica Fábio Petik. Com isso, também os professores teriam maior proximidade com as empresas, de forma a conhecer o trabalho no dia a dia. Além disso, os próprios empresários, muitos deles com amplo conhecimento e formação nas áreas de interesse de formação para a indústria, poderão fazer palestras e mostrar na prática o trabalho necessário dentro das empresas.

EXTRA COMUNICA ? Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS ? 01/07/2021

Veja também

Fiesc apresenta carta da indústria a candidatos15/08/14      A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou uma carta em que apresenta reivindicações para os candidatos ao governo do Estado. O texto questiona quais medidas podem ser adotadas com relação à alta carga tributária, custos trabalhistas, infraestrutura, burocracia e outros fatores que afetam o crescimento......
Economista falará no Simec sobre perspectivas da economia para este ano03/03/17 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará no dia 14 de março palestra para tratar sobre as perspectivas da economia para este ano. A palestra,......

Voltar para (Notícias)