Notícias

Postado em 20 de Novembro de 2014 às 08h22

Palestrante alerta sobre necessidade de maior cuidado com a segurança e saúde do trabalhador

Simec - Chapecó/SC      “Os profissionais da área não estão se atualizando, não estão fazendo a segurança e saúde do trabalhador”, disse Roberto Lodetti, chefe da...

     “Os profissionais da área não estão se atualizando, não estão fazendo a segurança e saúde do trabalhador”, disse Roberto Lodetti, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (Seint), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, na abertura do segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico, que iniciou nesta quarta-feira, 19 de novembro, e transcorre até sexta em Chapecó.

     A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica (Stimmme). Tem como proposta ampliar os conhecimentos, oferecer suporte sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores e promover a conscientização quanto à segurança e saúde no trabalho.
   

     Conforme Lodetti, de nada adianta o profissional se formar na área, apenas para estar no mercado de trabalho, “pois continuam acontecendo acidentes com os trabalhadores e achamos normal”. Diante disso, acrescentou, o seminário é um evento propício para a reflexão do que se faz efetivamente para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ele destacou, também, que “o Ministério do Trabalho não consegue alcançar todas as empresas que estão em funcionamento, infelizmente, mas quando o acidente alcança um de vocês e o INSS entra com uma ação, ou a família, ou o Ministério Público com uma ação indenizatória, vocês vão se arrepender amargamente por não fazer a segurança e saúde do trabalhador”.


     Enfaticamente o representante do Ministério do Trabalho acrescentou que muitas vezes o empresário não quer investir em segurança e saúde do trabalhador e assim cria condições para A inviabilidade da empresa. Ou seja, segundo ele, na grande maioria ocorre a perda de uma ação, com valores significativos que poderiam ser evitados com alguns cuidados, bem como com a fiscalização das máquinas.

     Apoio do sindicato das empresas
     Representando o Simec, a diretora Vera Silvana Rosa destacou a importância do evento para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Destacou que “se constitui em um relevante instrumento de orientação e de alerta para a necessidade do extremo cuidado em nossas empresas, bem como por parte de cada trabalhador”. A empresária também assinalou que sejam quais forem, as entidades de classe não podem ficar alheias ao incentivo para o cumprimento das normas legais, quaisquer que sejam. Dessa forma, disse que o Simec “tem cumprido com o seu papel de promove cursos, treinamentos, missões empresariais e outras iniciativas para que as empresas estejam de acordo com as exigências”.

     Ainda sobre o seminário, Vera definiu como de fundamental importância. Argumentou que ele ocorre para que “as empresas associadas estejam adequadas às normas e outras legislações, não somente de segurança e medicina ocupacional, mas também quanto à evolução da própria gestão”.

     Programação
     Na programação, que transcorre até sexta-feira, 21 de novembro, no Hotel Lang Pa-lace, consta para esta quinta-feira, às 8h15, palestra sobre “Norma Regulamentadora 12 (NR12) - Prática e Prevenção em Máquinas e Equipamentos”, com o auditor fiscal do trabalho Ricardo Bessa Albuquerque. Às 10h, o tema abordado será “Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Insalubridade, Normas Regulamentadoras NR6/15 e demais NRs”, pelo auditor fiscal do trabalho Gustavo Fontanesi.

     Na parte da tarde, às 13h30, ocorrerá palestra sobre a Norma Regulamentadora 35 (NR-35), referente ao trabalho em altura, com o técnico em segurança do trabalho Cosmo Palasio de Moraes Júnior, autor do livro “Dia a Dia da Proteção”. Já às 16h a abordagem será sobre a insalubridade na indústria metalúrgica, com o engenheiro químico de segurança e perito Alessandro Fávero. Para amanhã, sexta feira, dia 21, o seminário terá, às 8h30 e às 13h30, palestra sobre Direito Previdenciário, com o advogado previdenciário e trabalhista Ariel Guimarães Fonseca. 

Segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico

  • Simec - Chapecó/SC -
  • Simec - Chapecó/SC -
  • Simec - Chapecó/SC - A diretora Social do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Vera Silvana Rosa, em discurso no segundo Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no Setor Eletro-metalmecânico.

Veja também

Curso de formação de auditor interno ocorrerá no Simec18/04/17 Habilitar os participantes para realizar auditorias internas em Sistemas de Gestão de Qualidade, de acordo com a nova norma da ABNT NBR e ISO 9001:2015. Esse é o objetivo do curso de auditor interno, que será realizado no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec) nesta semana. Programado para estas quarta e......
Feira Eletrometalmecânica tem expectativa da presença de 140 marcas07/11/17 Cem estandes e a presença de 140 marcas expositoras. Essa é a expectativa dos organi-zadores para a realização da Feira Eletrometalmecânica 2018, que apresentará tecnologias e soluções de nível......

Voltar para Notícias