(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 14 de Outubro de 2019 às 15h13

Governo esclarece sobre atrasos na emissão de licenças ambientais

O governo do Estado enviou esclarecimentos sobre documento no qual o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico (Simec) fez questionamentos quanto à demora na emissão de licenças ambientais pela coordenadoria regional do Instituto de Meio Ambiente (IMA), em Chapecó. Em ofício ao governador, a entidade havia argumentado sobre a existência de cerca de 800 projetos aguardando a liberação de licenças e solicitou agilidade com o aumento do número de profissionais na unidade.

Em resposta, a Casa Civil do governo do Estado encaminhou ao Simec ofício do presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, com especificação de ações adotadas, uma delas o apoio entre as coordenadorias regionais e a destinação de técnicos da sede para evitar acúmulo de processos. Outras referem-se a Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Agricultura e Pesca para carrear técnicos para atuar no licenciamento e à implementação e divulgação da Licença Ambiental por Compromisso (LAC). Além disso, o dirigente do IMA informa que agora são disponibilizadas ferramentas online que geram relatórios automáticos e atualizados e permitem a elaboração de diagnóstico e a tomada de decisão embasada em dados precisos.

Conforme o presidente do Simec, Adilson Campos, o pedido de agilidade foi encaminhado devido a problemas enfrentados por empresas do setor quando necessitam de licença ambiental, especialmente na abertura ou ampliação de unidades. "Esperamos que os procedimentos sejam agilizados porque a morosidade afeta o próprio nível de produção quando é exigido da empresa o licenciamento", argumenta o empresário.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 14/10/19

Veja também

Empresas eletrometalmecânicas devem pagar taxa assistencial até este sábado 12/09/18 As empresas do setor eletrometalmecânico, conforme estabelecido em aditivo à convenção coletiva, preceito Constitucional e deliberação de assembleia geral, devem recolher a segunda parcela da taxa assistencial, em favor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), como entidade patronal,......
Palestra no Simec orientará como gerar caixa com a recuperação de tributos 24/09/18 Palestra que ocorre nesta quinta-feira, 27 de setembro, de iniciativa do Sindicato das In-dústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), vai orientar os empresários sobre como podem recuperar tributos pagos a mais pela própria......

Voltar para (Notícias)