Notícias

Postado em 25 de Janeiro às 13h45

Empresas eletrometalmecânicas podem recolher contribuição sindical até dia 31

As empresas do setor eletrometalmecânico podem proceder o recolhimento da contribuição sindical até a próxima quarta-feira, 31 de janeiro. A orientação é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para as empresas do setor, sejam associadas ou não. O recolhimento dessa contribuição passou a ser facultativo desde que houve mudanças com a Reforma Trabalhista, pela lei 13.467/17, que também instituiu alterações em artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em vista desse caráter opcional, o Simec está motivando as empresas - associadas ou não -, para que recolham a contribuição, devido à importância de tais recursos para o trabalho da entidade em favor do segmento. Seu presidente, Adilson Campos, afirma que a contribuição sindical “é uma fonte para que o Simec realize iniciativas como a negociação de convenções e acordos coletivos de trabalho, que impactam em todo o setor, bem como mantenha assessorias, consultorias e convênios, cursos e palestras, benefícios que há vários anos têm servido como apoio à gestão das empresas”.

A impressão da guia de recolhimento da contribuição sindical, pelas empresas ou por seus contadores, pode ser feita no site www.fiesc.com.br, na barra de “menus”/Sindicatos/Contribuição Sindical. Logo após aparecerá uma tela de informações, onde consta para clicar e emitir a guia, também com a tabela da contribuição sindical.

Emissão da guia
Para emitir a guia é necessário o CNPJ da empresa, selecionar a cidade do contribuinte, o grupo econômico indústria metalúrgica, mecânica e do material elétrico, a categoria econômica e identificar o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó. Caso os dados da empresa não estejam cadastrados, é necessário preenchê-los e então emitir guia.

O valor a ser recolhido é calculado com base no capital social da empresa, conforme tabela da CNI, aplicável neste mês, observadas as orientações da guia. O recolhimento pode ser feito na Caixa Econômica ou em estabelecimento bancário integrante do sistema de arrecadação dos tributos federais. Em caso de dúvidas, pode ser mantido contato com a secretaria do Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 25/01/18

Veja também

Simec reclama da demora para recadastrar empresas no BNDES13/10/16 Existe, atualmente, uma demora significativa para o recadastramento de empresas no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e isso afeta o proces-so de produção e comercialização. Isso é o que reclamam empresas do setor eletrome-talmecânico da região Oeste, conforme indicação feita ao Sindicato das Indústrias......
Simec tem nova diretoria para 2018/202012/01 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) tem, a partir deste mês, uma nova diretoria, para o período 2018/2020. São 37 empresários e......

Voltar para Notícias