(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado

Notícias

Postado em 05 de Março de 2018 às 15h18

Eletrometalmecânica mostra inovações em produtos e serviços desta terça até sexta

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Um dos setores da economia regional que possui maior expressividade tem a partir desta terça-feira, 6 de março, a primeira feira de...

Um dos setores da economia regional que possui maior expressividade tem a partir desta terça-feira, 6 de março, a primeira feira de negócios do ano em Chapecó. Às 14h abre no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves a Eletrometalmecânica 2018, que irá até sexta-feira, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). A Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica mostrará inovações em produtos e serviços, através de 120 empresas expositoras de renome nacional, de palestras técnicas e da Arena de Robótica, além de apresentar na programação uma rodada de negócios.

Com organização da Messe Brasil, a feira tem o patrocínio do Badesc e da Caixa Econômica Federal, que terão no evento estandes para atendimento. Os apoiadores são a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.

O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca que “o evento é uma rica oportunidade para que as empresas do setor acompanhem a mais moderna tecnologia e promovam atualização em termos de processos”. Nesse sentido, o dirigente destaca a importância dos empresários do segmento acompanharem a feira e liberarem seus funcionários para estarem presentes, num evento aqui realizado nos mesmos patamares de outras iniciativas que ocor-rem nos grandes centros, especialmente São Paulo.

Já o coordenador geral da mostra, Orly Bernardes, assinala a variedade de máquinas e equipamentos que terão apresentação, juntamente com a atualização por meio de palestras. Lembra que serão discutidos temas pertinentes para o momento do setor eletrometalmecânico, como indústria 4.0, inovação e automação, propriedade intelectual, robótica e exportação. “A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris, concentradas em um único ambiente”, argumenta Orly.

Congresso promove o conhecimento
Associar o conhecimento aos negócios e à inovação é um dos objetivos da Eletrometalmecânica. Para tanto, o congresso técnico que integra a programação tem a parceria da Unoesc Chapecó e do Senai, com a temática “Eletrometalmecânica - Conhecimento e Network”. Para oportunizar aos expositores e visitantes um local de qualificação e atualiza-ção, além de ampliar a rede de relacionamento, haverá quatro palestras. Nesta terça-feira, às 19h, o tema será “Agir 4.0 - Como Aplicar Indústria 4.0 em sua Empresa”, com Jefferson de Oliveira Gomes, diretor Regional do Senai/SC e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na quarta-feira, no mesmo horário, a palestra será sobre “Inovação na Automação - IIoT + Indústria 4.0”, com Marcílio Viana Pongitori, diretor da Dynamis Automação e Cursos e presidente da Sociedade Internacional de Automação (ISA/Seção Campinas. Já na quinta-feira, dia 8 de março, estão programadas apresentações sobre o tema “Inovação eficiente: a propriedade intelectual como ferramenta para inovar no setor metalmecânico”, com membros do Programa de Proteção Intelectual (Printe/Facisc) e “Programa de qualificação para Exportação/Peiex, oportunidades para o setor metalmecânico”, por representantes do Núcleo Operacional Peiex Chapecó.

Ainda na programação, entre os dias 6 e 9 estará presente, no período vespertino, a Unidade Móvel Senai, com minipalestras, minicursos e demonstrações, com temas como CLP Avançado e Programação em Robótica Industrial.

Rodada foca em negócios
Para ampliar as relações de oferta e fornecimento de produtos e serviços durante a Eletrometalmecânica, acontece a Rodada de Negócios do Setor Eletrometalmecânico. Dentro da programação do evento, ocorre quarta-feira, dia 7.

A participação na rodada de negócios auxiliará as indústrias na identificação, captação de novos fornecedores, na possibilidade de contato direto com grandes empresas e em oportunidades de realização rápida de negócios. Além disso, proporcionará a troca de informações, o conhecimento quanto a novos produtos que otimizam tempo e recursos, fornecerá parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e aumentará a competitividade dos negócios.

Na robótica, as perspectivas
Vivenciar a experiência prática e qualificar nas várias faces da robótica. Essa é uma das finalidades da Arena de Robótica, uma das novidades da Eletrometalmecânica. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para a realização de negócios, o público poderá experimentar, em único local, as perspectivas da robótica, do ambiente educacional até a robótica industrial presente na indústria 4.0.

Com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR), serão evidenciadas inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura.

Credenciamento
A EletroMetalMecânica tem horário de visitação das 14h às 21h, com acesso gratuito, mas é necessário efetuar o credenciamento. Isso pode ser feito previamente no site www.eletrometalmecanica.com.br ou durante o evento na secretaria da feira.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 5/03/18

Veja também

Visita técnica mostrará experiência de empresa do mercado do aço16/04 Os empresários da indústria eletrometalmecânica terão a oportunidade de participar no próximo mês de nova edição da Visita Técnica Simec, que está marcada para ocorrer na cidade de São Lourenço do Oeste. Esse programa integra exclusivamente empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do......
Simec agraciado pela Fiesc com Ordem do Mérito Sindical 11/07/18 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) recebeu da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) o prêmio Ordem do Mérito Sindical,......
Inspeção veicular orienta sobre riscos em automóveis22/09/16Iniciativa, que tem a participação do Simec, mostra importância da revisão preventiva      Neste sábado, 24 de setembro, será possível fazer inspeção veicular gratuita no centro de Chapecó para checar itens de segurança que são importantes para a prevenção de......

Voltar para (Notícias)