(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 25 de Janeiro de 2018 às 15h16

EletroMetalMecânica 2018 terá Arena de Robótica

Vivenciar a experiência prática e qualificar nas várias faces da robótica. Essa é uma das finalidades da Arena de Robótica, uma das novidades da EletroMetalMecânica 2018, que ocorrerá de 6 a 9 de março próximo no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para a realização de negócios, o público poderá experimentar, em único local, as perspectivas da robótica, do ambiente educacional até a robótica industrial presente na indústria 4.0.

A Arena de Robótica contará com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR). Serão evidenciadas inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica - educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

Na parte educacional, a robótica evidencia que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras em robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

Já na robótica industrial, haverá na feira a apresentação de um case prático de indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado, enquanto a robótica móvel demonstrará vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.

Empresas confirmadas
O Instituto Avançado de Robótica terá na EletroMetalMecânica uma carreta de formação equipada e lançará dois cursos de especialização lato sensu em engenharia robótica e indústria 4.0, focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. O curso de Engenharia Robótica formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos.

Já o curso Indústria 4.0 irá focar na formação de especialistas para atuar nesse mercado, originado na Alemanha e presente em países desenvolvidos e que deve se consolidar no Brasil nos próximos 10 anos. O conceito 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, apresentará montagens de robôs que trabalham em sala com alunos. Na Arena de Robótica da feira, eles proporcionarão interatividade com os visitantes. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica, pode servir de agente motivador para as novas gerações, despertando, além da curiosidade, soluções de problemas com o uso de tecnologias em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, para seguir carreira nessa área e perceber que as tecnologias, em especial a robótica e automação industrial, têm um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

Promoção, organização e apoio
A EletroMetalMecânica 2018 é promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e organizada pela Messe Brasil. Tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.


EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 25/01/18

Assessoria de Imprensa – Messe Brasil - Simone Hülse Feuser (MTB/SC 000897)
 

Veja também

Empresas do setor eletro-metalmecânico terão cursos de curta duração no Senai 01/08/14      Um conjunto de capacitações foi definido pelo Sistema Fiesc para os sindicatos filiados, através de cursos organizados pelo Senai de Chapecó voltados ao aperfeiçoamento em diversas áreas. Entre esses cursos, estão capacitações dirigidas ao setor eletro-metalmecânico, para atender demandas de associados do Sindicato das......
Assembleia acontecerá no fim do mês21/01/15      O Simec programou assembleia com seus associados para o dia 29 de janeiro, quinta-feira da próxima semana, no auditório do sindicato. Programada para as 7h45, a assembleia tem entre os assuntos a serem discutidos a......
Workshop apresentará importância do marketing digital para a indústria20/11/18 Apresentar cases de sucesso, mostrar como a indústria pode utilizar a internet para apresentar a empresa, mostrar produtos, gerar negócios, fidelizar clientes e tornar o site um canal de comunicação e vendas. Esse é o......

Voltar para (Notícias)