Promover e estimular a renovação do parque fabril metalmecânico da região Oeste Catarinense, por meio de diversificadas soluções, é um dos objetivos da Feira EletroMetalMecânica, que ocorrerá em Chapecó de 6 a 9 de março, realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico (Simec), com organização da Messe Brasil, organizadora de feiras. Entre os destaques estão as soluções que ditam o futuro da manutenção avançada por meio da indústria 4.0, tendências ergonômicas que prezam pela saúde e segurança do trabalhador e os projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
A líder em tecnologia para o desenvolvimento de produtos SKA apresenta as soluções para a indústria 4.0 ou manufatura avançada. As soluções estão presentes em mais de 5 mil empresas de todos os tamanhos e segmentos, incluindo opções personalizadas de software e integração de sistemas, que conectam departamentos de engenharia de projetos e processos a outras áreas da organização. O sistema de gestão da produção está voltado à redução de custos de produção e melhoria de desempenho dos recursos disponíveis no chão de fábrica, por meio da coleta, comunicação e compartilhamento dos dados produtivos, como status e tempos reais de produção, paradas de máquina e as respectivas causas, contagem de produção, entre outros. As soluções SKA oferecem suporte aos clientes para aprimorar o desenvolvimento, manufatura e gerenciamento dos produtos.
Apertando apenas um botão a posição da mesa é modificada e permite que o funcionário alterne as atividades em pé ou sentado. Essa é uma das soluções ergonômicas da Baher que será apresentada na EletroMetalMecânica. Os produtos são pensados para as necessidades de diferentes ambientes, do industrial aos escritórios corporativos. A Baher atua também no segmento de corte com o propósito de oferecer facilidade e agilidade em todo o processo produtivo de indústrias têxteis e calçadistas, no corte de fitas, elásticos, cordões e outros produtos. Os produtos atende o mercado nacional e estão presentes em algumas empresas no exterior.
Projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e professores dos cursos técnicos em Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Engenharia de Controle e Automação do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) são o destaque da instituição de ensino na EletroMetalMecânica.
O IFSC estimula os alunos à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias que proporcionem melhorias para empresas e a sociedade, por meio de alianças estratégicas com empresas nacionais, ICT, fundações de apoio e outras organizações interessadas em gerar produtos e processos inovadores.
EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 17/01/18
Assessoria de Imprensa – Messe Brasil - Simone Hülse Feuser (MTB/SC 000897)