
Uma das discussões abordadas pelos empresários associados ao Simec, em reuniões, é quanto à regularização das normas de conduta por parte da empresa e do trabalhador, perante à fiscalização trabalhista. Diante desta situação, o Simec em conjunto com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, realizou o curso “Como Atender a Fiscalização do Trabalho”. As abordagens foram conduzidas pelo advogado Antônio Raimundo de Castro Queiroz, que tem experiência nas áreas trabalhista, sindical e previdenciária.
Entre as considerações, Antônio destacou as características da fiscalização do trabalho por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, destacou sobre o E-Social, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
Sobre as abordagens, a diretora da Vaztec Indústria e Comércio, Liliana Barbosa Vaz, disse que o curso foi proveitoso, “pois possibilitou uma boa ideia de como agir nas auditorias do Ministério do Trabalho e em relação à documentação exigida, uma vez que foi disponibilizada na capacitação uma listagem do que é exigido”. Assim, segundo ela, “o empresário consegue identificar como fazer e se preparar para a fiscalização, de acordo com as normas legais”.