
Empresários associados ao Simec participaram de reunião no auditório da entidade, nesta segunda-feira, 12 de janeiro. O assunto foi a realização de inventário e diagnóstico quanto à Norma Regulamentadora 12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Para tratar da NR-12, estiveram presentes representantes do Senai Chapecó e do Sebrae.
Segundo essa norma, as indústrias deverão adequar as máquinas e equipamentos que não se encontram em conformidade com o que a NR-12 estipula. Em função disso, a diretora do Senai Chapecó, Ivânia Biazussi Thomas, e o consultor Mauro Sergio Heimfarth, explicaram que o primeiro passo é a realização do inventário, com a identificação das máquinas e equipamentos de cada empresa, o segundo é o diagnóstico, com a identificação do que tem que ser adequado, e o terceiro a execução do que for estabelecido no diagnóstico. Para a realização do inventário, o Simec subsidiará quatro horas da atividade e o restante ficará a cargo da empresa, ao custo de R$ 120,00 a hora.
Já a analista técnica da Coordenadoria Regional Oeste do Sebrae, Carolini Scheffer Demeterko, explicou a possibilidade de subsídio através do programa Sebraetec. Podem usufruir desse programa micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões/ano.
Os empresários interessados na implantação do inventário, que é a primeira exigência feita pela fiscalização do Ministério do Trabalho, podem entrar em contato com o Simec.