Notícias

Postado em 23 de Maio de 2017 às 13h53

Simpósio integra agroindústrias e fornecedoras eletrometalmecânicas

Melhorar a produtividade das empresas eletrometalmecânicas e ampliar a integração com agroindústrias para atender as demandas desse setor produtivo. Esse foi objetivo do Simpósio do Setor Elétrico, realizado nesta quinta-feira, 18 de maio, em uma iniciativa conjunta do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec) e do Senai Chapecó.

Coordenado pelo diretor setorial de Material Elétrico do Simec, Adilson Campos, o evento teve a participação de representantes das agroindústrias e de empresas dos segmentos elétrico e de automação, para contextualizar medidas referentes às certificações exigidas por frigoríficos, principalmente quanto à segurança no trabalho. De acordo com Adilson, a necessidade do simpósio surgiu de encontros setoriais realizados pelo Simec. Especifica que “decorre de exigências das agroindústrias para que os funcionários de fornecedoras estejam qualificados nas respectivas áreas de atuação para prestar serviços dentro dos frigoríficos”.

Diante da demanda, foi elaborado curso de qualificação de eletricista industrial. Segundo o diretor regional do Senai, João Roberto Lorenzett, esse curso, de 380 horas, qualifica profissionais eletricistas, com teoria e demonstrações práticas. Acrescenta que foi estruturado para prevenir e evitar acidentes, adequando eventuais desvios quanto a procedimentos de segurança no trabalho.

Em função da dificuldade dos profissionais frequentarem um curso com 380 horas/aula, foi montada pelo Senai e BRF uma sistemática que, além da forma tradicional de qualificação com uma parte de aulas presenciais, adota uma maneira flexível, com outra parte do aperfeiçoamento via internet. A metodologia e o conteúdo do curso foram detalhados, no simpósio realizado no Simec, por técnicos do Senai e da BRF. Também ocorreu detalhamento de experiência aplicada na empresa Eletro Service, que promoveu o curso Eletricista Industrial para funcionários que executam atividades em agroindústrias na região e no país.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 19/05/17

Veja também

Simec cobra ações da Fiesc sobre novas medidas provisórias e federação reivindica à bancada federal13/02/15      O Simec, como representante das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Chapecó e mais 32 municípios, busca, constantemente, melhorar o desempenho das empresas do segmento que representa. Em virtude disso, realiza mensalmente reuniões com diretores associados, para discutir assuntos de interesse do setor. Entre os problemas......
Diálogo para inovação será tema de workshop no Simec 01/08/18 Auxiliar as empresas a estarem preparadas para inovar e acessar recursos de fomento à inovação. Esse é o objetivo pelo qual o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de......

Voltar para Notícias