Notícias

Postado em 23 de Junho de 2015 às 17h32

Palestra orientará associados do Simec sobre o eSocial

     O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizará uma nova palestra dentro do cronograma mensal de ações direciona-das a empresários associados e outros interessados. A iniciativa está agendada para o dia 7 de julho, às 18h45. Tratará sobre o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), projeto do governo federal que unifica o envio de informações de todos os empregadores em relação aos empregados.
     As orientações quanto ao projeto e sua implantação serão feitas pelo contabilista e diretor da Hectra Negócios Contábeis, Calixto Fortunato Loss. Ele apresentará abordagens sobre aspectos como: origem e motivação do programa; estrutura e organizações envolvidas; obrigatoriedade e prazos de implantação; principais alterações em relação aos procedimentos atuais - impacto técnico; e a interligação com o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
     Programada para ocorrer no auditório do Simec, os interessados em participar da palestra podem fazer a inscrição através do telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br. Para os associados a palestra será gratuita e para não associados o investimento é de R$ 50,00.
     O que é o eSocial
     O eSocial é um módulo no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital. Informatiza a relação entre o fisco e os contribuintes, para unificar a transmissão das informações acessórias da área trabalhista para órgãos de governo. Assim, devem utilizar o sistema para registrar os eventos relativos às relações de trabalho todos aqueles que contratam trabalhadores, sejam empresas de diversos portes, produtores rurais, profissionais liberais e empregadores domésticos.
     Com o eSocial, serão eliminadas declarações e formulários impressos exigidos pela Previdência Social, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pela Caixa Econômica Fede-ral e pela Receita Federal. São documentos como a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (Gfip), o Cadastro Geral de Empregados e Desempre-gados (Caged), a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e a Rela-ção Anual de Informações Sociais (Rais).

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 23/06/15

Veja também

Aspectos do eSocial esclarecidos em palestra no Simec29/05/18 O eSocial contribui para otimizar a gestão da empresa, conjuga a escrituração da folha de pagamento e uniformiza obrigações trabalhistas e tributárias dos empregados e estabelece pleno controle da fiscalização. Esses foram enfoques apresentados na palestra sobre o eSocial, realizada nesta segunda-feira, 28 de maio, pelo Sindicato das Indústrias......
Problemas trabalhistas serão abordados em iniciativa da Fiesc15/08/14      A ocorrência de problemas na área trabalhista representa uma das situações mais complexas com que se defrontam as empresas. Em função disso, o Simec está orientando as empresas associadas......

Voltar para Notícias