(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 06 de Julho de 2015 às 15h42

Implantação do eSocial envolve todos os empregadores

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC O Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realiza nesta...

O Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realiza nesta terça-feira, 7 de julho, palestra que abordará o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), sistema do governo federal que envolve todos os empregadores. A iniciativa, programada para as 18h45, no auditório da entidade, é direcionada para empresários associados e outros interessados e será conduzida pelo contador Calixto Fortunato Loss.
     O palestrante explica que o eSocial é um módulo que compõe o Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED), programa implementado pelo governo federal para o controle da escrituração comercial brasileira. Acrescenta que tem como definição unificar o envio por um mesmo canal e destino das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias geradas pelo empregador em relação aos seus empregados e demais obrigações, bem como todas as demais relações onerosas que versem sobre relacionamento de trabalho, mesmo para aqueles que não possuem empregados.
     Calixto também considera a importância de discutir o assunto diante das novas regras, que devem ser adotadas pelos empregadores e que modificarão procedimentos, processos e, principalmente, forçarão mudança no comportamento das relações com os empregados. “Os modos operacionais atualmente praticados serão alterados, e isso com insignificante alteração de legislação, ou seja, pode-se considerar que não houve e não se espera alteração de legislação”, destaca. O contador esclarece, também, que serão editadas regras específicas para microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), micro empreendedor individual (MEI) com empregado, empregador doméstico, segurado especial e pequeno produtor rural pessoa física. Conforme Calixto as informações prestadas no eSocial substituirão a obrigatoriedade de entrega das mesmas em outros formulários, devendo ainda os órgãos integrantes do Comitê Gestor definir a forma e os prazos para essa substituição.
     Mudança em velhas práticas
   "É importante considerar, que não obstante os prazos de implementação se mostrarem atraentes, a implementação exigirá grande esforço das empresas, visto que a organização, revisão e alimentação, testes e conferências dos dados vão consumir muito tempo e dedicação”, indica o contador, destacando possíveis dificuldades. “É certo que se pode esperar dificuldades na implementação, pois se trata de operação complexa que alterará práticas adotadas há muitos anos, e isso, por natural, modificará o ânimo não somente das pessoas que terão incumbência de implementar as novas rotinas mas também dos empresários e empregados, que a primeira vista podem entender que não serão afetados, mas se assim pensarem, enganam-se”. Nesse aspecto, Calixto explica que os “empregados não terão incumbências relacionadas à implantação do programa, mas serão afetados diretamente, na medida em que a rigidez do sistema lhes retirará velhas práticas de relacionamento com o empregador, em especial os velhos e conhecidos acertos”, esclarece o contador.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 6/07/15

Veja também

Caixa indica em reunião on-line linhas de crédito para empresas25/05/20 A Caixa Econômica Federal está a disposição para auxiliar as empresas neste momento difícil de crise gerada pelo coronavírus e para tanto criou linhas de financiamento, diminuiu taxas de juros e oferece pausa no pagamento dos empréstimos. Essa indicação foi feita em reunião on-line organizada conjuntamente entre a Caixa e o Sindicato Empresarial......
Sesi e Simec iniciam agenda de vacinação contra a gripe19/02/18 A prevenção é um dos caminhos mais indicados para manter a saúde em dia e quanto mais antecipadamente isso ocorre, melhor é. Por isso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Sindicato das Indústrias......
Simec destaca demandas apresentadas na Carta da Indústria02/10/18 As instituições podem "concentrar ideias, propostas e soluções fundamentais para os postulantes ao pleito", enquanto os cidadãos precisam ter comprometimento em votar, como "a melhor forma de atuar diretamente......

Voltar para (Notícias)