(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 05 de Fevereiro de 2019 às 10h10

Fator Acidentário de Prevenção será tema de Diálogo Industrial em Chapecó

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um multiplicador utilizado pela Previdência Social com tarifação sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. Para tratar sobre esse tema e a redução de custos, será realizado em Chapecó o Diálogo Industrial. É uma iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem a participação de outras entidades, como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec).

Com o tema "Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP): Redução de Custos da Empresa", o evento ocorrerá no dia 21 deste mês das 8h às 10h, na sede do Simovale, no Bairro Jardim América. Tem como objetivo orientar sobre a importância da gestão do FAP e como ele incide no cálculo do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT). Para o presidente do Simec, Adilson Campos, é importante essa realização da Fiesc, Sebrae e CNI devido às abordagens a serem feitas, que permitirão melhor dimensionar os custos referentes aos afastamentos e acidentes de trabalho e indicarão meios viáveis para reduzir essas despesas.

As orientações serão conduzidas por Aledson Damasceno Costa, engenheiro civil e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Auditor líder da norma OSHAS 18001, que trata dos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, ele também possui experiência como perito judicial e assistente técnico de processos trabalhistas e desenvolve atividades de consultoria técnica na área de segurança do trabalho e higiene ocupacional.

O evento é direcionado para empresários e responsáveis pelos setores de recursos humanos e de segurança e medicina ocupacional das empresas industriais de Chapecó e região. Os interessados em participar do evento podem efetuar a inscrição via online pelo endereço www.encurtador.com.br/pLY39.

Fator acidentário

De acordo com o Ministério da Previdência Social (previdencia.gov.br) o Fator Acidentário de Prevenção varia anualmente e é calculado por estabelecimento sobre os dois últimos anos do histórico de acidentalidade e de registros acidentários. O multiplicador varia de 0,5000 a 2,0000, aplicado sobre alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica. Pela metodologia do FAP, pagam mais as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais. De outra parte, é aumentada a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor, enquanto se não houver acidente de trabalho a empresa é bonificada com a redução de 50% da alíquota.


EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 5/02/19

Veja também

Sesi e Simec realizam campanha de vacinação06/03/19 A prevenção contra a gripe passa obrigatoriamente pela vacina. Por isso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) realizam anualmente, neste período, a campanha de vacinação para os trabalhadores da indústria eletrometalmecânica.......
ATUAÇÃO DA LIDERANÇA EMPRESARIAL TERÁ PALESTRA 02/02/21 Além da gestão, empresários e outros dirigentes de empresas devem se preocupar com o papel da liderança nas organizações. Diante da importância dessa abordagem, uma palestra será realizada na......
São Carlos terá reunião regional do Simec nesta quarta19/07/16 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) vem realizando um cronograma de encontros regionais onde estão situadas as empresas associadas. O primeiro encontro foi......

Voltar para (Notícias)