(49) 3323 3102
simec@simeconline.org.br
Notícias
Simec
Seja um
Associado
SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a...

Empresários da indústria eletrometalmecânica, de Chapecó e região, farão uma pequena pausa na rotina do dia a dia e visitarão o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó nesta quinta-feira, 15 de junho. A programação ocorrerá às 14h, através de ação organizada pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec). Denominada como “Visita Técnica Simec”, a iniciativa tem o objetivo de observar em pleno funcionamento o ambiente de empresas ou instituições que se destacam pela atuação.
Além de verificar as atividades que o Pollen realiza e o trabalho das empresas que fazem parte do espaço, a iniciativa terá a participação de técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Badesc e do BRDE. O presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, explica que haverá workshop com esses técnicos com a finalidade de orientar sobre captação de recursos e as respectivas linhas disponíveis.
Com vagas limitadas, pode participar da visita técnica ao Pollen, localizado próximo à Unochapecó, no Bairro Efapi, com acesso pela Rua Eduardo Pedroso da Silva, ao lado do parque de exposições, duas pessoas por empresa associada ao Simec. As confirmações para a visita podem ser feitas até esta quarta-feira, 14 de junho no Simec, pelo telefone (49)3323-3102 ou pelo e-mail simec@simeconline.org.br.
O POLLEN PARQUE
Em funcionamento desde 2 de maio de 2021, o Pollen Parque Científico e Tecnológico atua na área da tecnologia e inovação com grupo de empresas inseridas em local de trabalho que tem a concentração de diferentes ramos. A estrutura desse ambiente, mantido pela Unochapecó, é formada por espaços privados para atuação das empresas, auditório, salas de reuniões e locais de convivência.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 13/06/2023

Notícias

Postado em 09 de Setembro de 2016 às 11h35

Artigo: Sim, senhor! Sim, senhor!

SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó/SC      A frase “Sim, senhor!” era bastante usada em programas cômicos do passado, até como crítica...

     A frase “Sim, senhor!” era bastante usada em programas cômicos do passado, até como crítica às condições intransigentes, seja no mundo político ou em grupos sociais obrigados a seguir regras sem questioná-las.
     Hoje, de forma escondida e continuada, “Sim, senhor!” tem sido a resposta adotada por empresários às diversas leis anti-produtividade ditadas. Mas até quando? Nosso compromisso, por contrato social, é muito maior. Essa condição de aceitar normas ditadas por legisladores sem nenhum compromisso com o progresso da sociedade, dentro de uma ordem de educação e trabalho precisa mudar.
     Não podemos continuar admitindo que em nossas indústrias o papel de outros profissionais - obrigados a fazer controles e observar a legislação -, tenha que ter mais importância do que engenheiros e técnicos industriais, afinal trabalhamos com produção. Isso ocorre porque nos deparamos com situações constrangedoras e importadas de regiões geopolíticas e sociais diferentes da nossa. Podemos citar algumas: empregar menores de idade, mas eles não podem permanecer em locais como oficinas e o chão de fábrica; implantar sistema contra incêndio em empresas com mais de 30 anos de atividade que nunca tiveram um foco de incêndio, com probabilidade mínima dessa ocorrência, pois os manuseios se dão com materiais não-inflamáveis; substituir sistemas de fossas sépticas controladas como depósitos por sistema de tubulação de esgoto sem ter onde conectar, além da quantidade de efluentes gerada pelo segmento eletrometalmecânico ser ínfima; pagar taxa de lixo urbano e ter que contratar empresa de coleta de resíduos; pagar conta de energia elétrica com acréscimos financeiros por causa de seca em outras regiões, enquanto nossas represas estão transbordando.
     Outros exemplos: a atividade eletrometalmecânica no Oeste não utiliza o extrativismo vegetal ou animal, mas é obrigada a pagar taxa para o Ibama; a empresa termina o ano com déficit orçamentário e de produtividade, mas é obrigada a repassar dividendos aos funcionários por dissídio coletivo; pagamos a primeira quinzena de um funcionário sem ele estar trabalhando, por força de um atestado médico de afastamento por dorsalgia ou depressão, sem nunca ter passado por uma ultrassonografia ou psiquiatra.
     Assim, é de se perguntar: De que forma o empresário responde a essas situações? “Sim, senhor! Sim, senhor!”. Então, o que fazer para mudar esse cenário desanimador e que tem levado ao fechamento de empresas ou à transferência delas para outros locais/regiões?
    Precisamos - empresários e suas lideranças - intensificar nossos pleitos de revisão da legislação junto às autoridades competentes e provar, pela nossa experiência do dia a dia, que da forma que como muitas leis estão dispostas elas nada contribuem para o bem-estar da sociedade. Tenhamos consciência política para formar novos governos sem privilégios, sem absolutismo, enxutos na forma administrativa, como são nossas empresas, e que se preocupem com saúde e educação para a sociedade e em abrir mercados para a indústria nacional, protegendo-a. E que o novo governo devolva ao povo a responsabilidade de “ir pescar” e pare com a pressão sobre a classe produtiva para “dar o peixe”.
     Os empreendedores oestinos, além de enfrentar a falta de competitividade pela localização geográfica - longe da matéria-prima e de clientes -, ainda se obrigam a cumprir uma legislação que engessa a atividade. O Simec tem atuado na composição de pleitos e ações, com os relatos encaminhados pelos associados através dos encontros setoriais, das missões regionais e das reuniões de diretoria mensalmente realizadas. Diversos temas já foram conquistados por essa forma de trabalho conjunto e, com o apoio necessário, iremos avançar.

Mário Luís Nóri de Oliveira,
presidente do Sindicato das Indústrias
Metalúrgicas, Mecânicas e
do Material Elétrico de Chapecó (Simec);
membro do Conselho Empresarial de Chapecó

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS 

Veja também

Acidentes de trabalho e de trajeto serão temas de palestra no Simec16/06/16      “Acidente de trabalho e acidente de trajeto - Responsabilidade do empregador” é o tema da palestra promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) para tratar de uma questão que interessa diretamente às empresas e funcionários. A iniciativa faz parte do cronograma de......

Voltar para (Notícias)