
Uma ação diferenciada, articulada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), teve como proposta a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria eletrometalmecânica. A iniciativa, que teve seu encerramento no último sábado, 19 de setembro, constou de ações diferenciadas, que também foram realizadas nas empresas como ginástica laboral e orientações sobre alimentação saudável.
Participaram da Semana de Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria Eletrometalmecânica, aberta em 13 de setembro, 14 empresas associadas, com a participação de mil colaboradores. Sobre a iniciativa, o presidente do Simec, Carlos José Martinelli, considerou inovadora e positiva para contribuir com o bemestar dos funcionários das empresas participantes. “Cada vez mais no nosso dia a dia estamos preocupados com o tempo seguinte, os problemas e a pressão, vivendo uma rotina extrema de correria, e em função disso precisamos ter mais cuidado com o corpo e o convívio com a família”, argumentou. Já o coordenador do Sesi em Chapecó, Claudemir José Bonatto, destacou o envolvimento de todos na construção de uma semana específica voltada para o trabalhador da industria eletrometalmecânica e sua família, bem como a postura do Sesi de contribuir com orientações que fazem parte da proposta do evento.
No encerramento, realizado no último sábado, no Ser Aurora com a presença dos familiares, Martinelli agradeceu as entidades envolvidas, especialmente ao Sesi, pela contribuição na ideia e formato do projeto, bem como pela implementação. A programação constou de brincadeiras, apresentações artísticas, peça teatral, sorteio de brindes, jogos interativos, avaliação odontológica, aferição da pressão arterial, entre outras ações.
Pequenas mudanças
Sobre a semana, que influenciou diferentes mobilizações nas empresas, a empresária Dianez Innocente Klein, da Inotec, destaca que foi uma ótima oportunidade para mostrar aos colaboradores “que esse é o caminho certo e que bons hábitos devem ser cultivados”. Já a responsável pela área de recursos humanos da Nord Eletric, Viviane Gonçalves, destacou a iniciativa como positiva “pois além de orientar e incentivar os colaboradores a buscar melhor qualidade de vida, foi uma semana diferente na empresa, bem aceita pelos colaboradores”. Na Nord Eletric, uma nutricionista orientou sobre os hábitos saudáveis e os colaboradores fizeram lanche com frutas e suco natural. Viviane destacou também que a Semana de Qualidade de Vida possibilitou momentos de maior integração entre os setores.
EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 21/09/15