Depois de quatro edições, com a denominação de Metalplast - Feira de Metalmecânica e Plásticos, em 2004, 2005, 2008 e 2010, e duas como Feira Metalmecânica + Corte e Conformação, em 2012 e 2014, uma expo-feira do segmento voltará a ocorrer em Chapecó. A Feira EletroMetalMecânica 2018 será realizada 6 a 9 de março próximo, no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves.
O evento, que tem a promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), possui como principal objetivo promover as indústrias do Oeste do Estado e apresentar novas tecnologias para atualização do parque fabril metal-mecânico da região. A feira foi redesenhada com a experiência da nova empresa organizadora, a Messe Brasil, sediada em Joinville.
“A força da região Oeste de Santa Catarina vem de uma multiplicidade de pequenas e médias empresas espalhadas por mais de 50 municípios, uma força consumidora de máquinas, insumos e equipamentos que atendem à indústria agropecuária e alimentícia, cada vez mais mecanizada e automatizada”, explica Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil. Argumenta que Chapecó é um polo econômico do Oeste e concentra boa parte das empresas, empregos e produção regional, com as sedes das principais empresas processadoras e ex-portadoras de carnes de suínos, de aves e derivados do Brasil.
A expectativa dos organizadores é de reunir 120 expositores e um público de 20 mil profissionais em quatro dias de feira. A edição também terá estrutura para receber expositores e visitantes de outros países. Para complementar o evento estão na programação uma rodada de negócios e o Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica.
Setores em exposição
Peças usinadas, moldes, matrizes e dispositivos, matérias-primas como aço inox, aços em geral e não ferrosos, prensas, máquinas e equipamentos para corte e conformação, ferramentais para estamparia, tintas industriais, tratamento térmico e de superfícies fazem parte dos setores que estarão na feira. Haverá, ainda, fornecedores de automação industrial e controle de processos, máquinas para fundição, equipamentos e insumos de solda e caldeiraria, máquinas para indústria plástica e borracha, máquinas ferramenta e periféricos, ferramentas de corte, lubrificantes industriais, hidráulica e pneumática, bombas e válvulas, compressores, cilindros e equipamentos, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, entre outros.
EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 3/01/18